Quem me acompanha por aí, em sites, blogs, vlogs, Instagram, Youtube, sabe que uma das minhas grandes inspirações é o fotógrafo alemão Helmut Newton.
Helmut Newton, nascido Helmut Neustädter (Berlim, 31 de outubro de 1920 — Los Angeles, 23 de janeiro de 2004) foi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, conhecido por seus estudos de nus femininos.
Tenho alguns livros dele espalhados pela minha sala (não tantos quanto eu gostaria de ter) e um dia desses, folheando uma das obras, parei para ver a foto da modelo com o cano de uma arma na boca.
Newton nunca teve que se policiar para os seus temas e assuntos, não manipulava as fotos, era excêntrico por natureza e detentor de uma criatividade pra lá de inspirada, e até certo ponto provocante.
Essa foto foi feita em New York, nos Estados Unidos, em 1988, e a modelo é a Jo Champa. O olhar de dúvida e perdido, a maquiagem borrada, como se tivesse chorado, o preto e branco com contraste...
Pensei em fazer o meu remake dessa foto e desenvolver ao redor desse trabalho, dessa ideia. Convidei a modelo paulistana Jenni, para posar, sei que ela tem um viés artístico grande, é tatuadora, modelo, desenhista, pintora, musicista... ela iria encarar a ideia com naturalidade e iria entrar na personagem.
Veja bem, essa foto é pesada para quem vê, assim, sem estar preparado. Estamos acostumados a ver cenas mais pesadas nas novelas ou filmes na TV, mas em foto, causa um certo impacto.
Essa é a minha Jo Champa, a Jenni, que de forma magistral entrou na personagem e me trouxe sua personalidade para a série. As tatuagens, a maquiagem, o olhar... Não é exatamente o mesmo ângulo, nem o mesmo olhar, mas incomoda da mesma forma, é uma releitura feita por nós dois. Nossa série traz mais algumas fotos que vocês podem conferir na galeria abaixo:
Fiz uma pesquisa sobre essa sessão do Helmut Newton e encontrei mais umas fotos da modelo Jo Champa, com a arma, e vocês também podem ver na galeria abaixo:
E vocês, têm inspirações? Algum fotógrafo? Pìntor? Filme? Série? Já pensou em fazer alguma releitura?
Foda demais mano, parabéns!